Termifilm®

Barreira Físico-Química        Anti-térmitas e Humidade 

  • Uma barreira físico-química utilizada durante a fase de construção, para a proteção de construções novas contra a infestações por térmitas;
  • Filme estanque certificado Anti-Humidade.

TÉRMITAS SUBTERRANEAS

A espécie de Térmitas Reticulitermes grassei está distribuída por todo o Território Continental, estando universalmente presente e em grande número por todo o País. Do Minho ao Algarve, Litoral ou Interior, dificilmente se encontrará um local no Continente sem a presença desta espécie de Térmitas. Estando também presente nos Açores que conta também com a presença da espécie Reticulitermes Flavipes.

Para sobreviver necessitam de uma grande quantidade de humidade (do solo e/ou da madeira húmida), sendo por ela atraídas e por vezes consideradas uma Patologia secundária da Madeira. A celulose é a sua dieta e um edifício com madeira e humidade (ascensional ou por infiltrações) é um alvo preferencial.

Vivem no solo (nos Ninhos) em colónias composta por muitos milhares de indivíduos, viajando para as habitações através de túneis escavados e penetrando através de fissurações na alvenaria, argamassas permeáveis, tubos eléctricos e tubos de lama que produzem (uma estrada coberta protegida contra a luz, desidratação e predadores) quando saem do solo.

Fazem uma prospecção aleatória à procura de Madeira / comida / materiais com celulose, seguindo-se a fabricação de galerias-túnel, emissão de feromonas e ocupação progressiva da casa (ida e retorno permanentes).

BARREIRAS ANTI-TÉRMITAS

Para prevenir a infestação em novos edifícios em zonas muito infestadas (como o caso do nosso País) as Barreiras Físicas / Físico-químicas (implementação de uma barreira de protecção entre o solo e o edifício) são determinantes.

As fundações de um edifício devem ser protegidas, por estarem em constante contacto com o solo subjacente e frequentemente expostas à humidade (por infiltração, capilaridade ou condensação), constituindo pontos de entrada privilegiados para as Térmitas subterrâneas.

Uma barreira físico-química como o Termifilm consiste num suporte físico em que é incorporada uma substância química com efeito biocida (Biocida TP18), encapsulada no suporte para evitar a sua propagação no solo.

AVALIAÇÃO PRÉVIA E PROJETO

Cada projecto de construção em cada País requer uma avaliação técnica fundamentada no domínio da protecção Anti-Térmitas de forma a seleccionar a solução mais adequada, sua aplicação e tendo em conta:

– O sistema construtivo (tipo de fundações, pisos subterrâneos, …);

– Materiais de Construção e isolamento;

– Presença de Estruturas de Construção em Madeira (CLT, …);

– Espécies de Térmitas presentes no Território;

– Presença de zonas sísmicas;

– Durabilidade da solução.

 

 

 

Existem dois tipos de abordagem na implementação de Barreira, sendo sempre necessário complementar a protecção com medidas adicionais ao nível da proteção preventiva das madeiras e das entradas através das tubagens:

– Colocação de Termifilm sobre toda a fundação do edifício (implementação de superfície) insistindo particularmente ao nível dos pontos singulares e tendo atenção à execução de uma Barreira completa à Humidificação;

– Colocação de Termifilm apenas em áreas potenciais de passagem de Térmitas (pontos singulares) tais como as junções de diferentes materiais, tubagens que atravessam as lajes, descontinuidades na periferia, juntas de dilatação, etc., ignorando a execução de uma Barreira completa à Humidificação.

Em que consiste?

Termifilm é um filme de Polietileno de alta resistência (LPDE) em que as moléculas de termiticida (Permetrina) são incorporadas directamente no polímero. Não deslava e não liberta matéria ativa para os solos nem para os lençóis de água. 

  • Apresenta ensaios com mais de 20 anos (desde 1994) sem perda de eficácia anti-térmitas;
  • Comercializado com uma garantia decenal;
  • Incorpora uma nova tecnologia dedicada ao ambiente e à construção sustentável, não poluindo o solo nem os lençóis de água;
  • Tem dupla acção contra as térmitas: repelente e letal por contacto;
  • É também uma barreira certificada contra humidades ascensionais ou por infiltração.

 

Como funciona no controle de térmitas subterrâneas?

Termifilm é uma barreira físico-química. Para além de ser uma barreira física intransponível às térmitas, tem uma dupla acção graças à sua matéria activa Permetrina: repele as térmitas, assim como as elimina por contacto.
Termifilm é um produto com Certificação anti-térmitas CTBP+ e cumpre a norma EN 13967:2012 relativa a filmes flexíveis de plásticos e elastómeros impermeabilizantes para solo.

Onde é colocado?

Termifilm é aplicado por técnicos especializados durante a fase inicial da construção cobrindo a superfície entre o solo e as fundações do edifício.
Termifilm é adequado para todos os tipos de construção (edifícios, casas de madeira, casas de alvenaria).

Principais vantagens

Termifilm tem uma acção preventiva no controle de térmitas subterrâneas, evitando avultadas despesas em caso de infestações em fases posteriores, com consequente destruição dos elementos de madeira existentes no edifício.
Termifilm funciona também como um isolante contra humidades ascensionais por capilaridade provenientes do solo, e que se propagam pelas paredes do edifício, atraindo as Térmitas e contaminando o ambiente no interior das habitações.

Onde se utiliza?

Termifilm está comprovado em todo o mundo, desde os EUA, França, Espanha, Ilhas Maurícias, Austrália e em todas as zonas de climas temperados onde existem térmitas subterrâneas.

 

Características essenciaisPerformancesMétodo de ensaioEspecificação técnicas harmonizadas
Reacção ao fogoNPDEN13501-5 

 

 

 

 

 

 

EN13967 (2012)

Impermeabilidade à águaconformeEN1928
Resistência ao rasgamento (corte de unha); sentido transversal e longitudinal40NEN12310-1
Resistência ao cisalhamento das juntas; sentido longitudinal60N/50mmEN12317-2
Resistência ao choque (Método A)200mmEN12691
Resistência em tracção

Alongamento :

–          Sentido transversal

–          Sentido longitudinal

10N/mm²

 

50%

200%

EN12311-2
Resistência à perfuração estática5kgEN12730
Durabilidade:

–             Impermeabilidade à água após envelhecimento artificial

–             Impermeabilidade à água após exposição a produtos químicos

 

 

conforme

 

conforme

 

EN1928+EN1296

 

EN1928+EN1847

 

PARCEIROS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Insira o seu email