Infestação por Térmitas
Quando se detecta uma infestação por Térmitas (subterrâneas) num edifício, embora os danos visíveis na madeira possam ser mais ou menos extensos, conforme a dimensão da colónia em acção, normalmente são muito maiores do que aparentam. As Térmitas vão circulando em silêncio pelo interior do edifício, através dos túneis que constroem para esse efeito e no interior das paredes, alimentando-se das camadas internas da madeira e deixando na maioria das vezes a superfície exterior intacta. Esta situação é particularmente grave no caso dos elementos estruturais da habitação.
A Infestação ganha maior visibilidade na Primavera, quando as Térmitas aladas (muitas vezes confundidas com formigas com asas) enxameiam para se reproduzir e são atraídas pela luz, podendo muitas vezes ser encontradas junto das caixilharias de janelas, portas e aberturas de ventilação.
Como não é viável desmantelar o edifício para colocar barreiras físicas à passagem das Térmitas, a introdução do TERMIDOR® nas paredes de alvenaria passa a constituir uma barreira química de longa duração, que elimina as Térmitas não só localmente (naquele local específico), mas também (e principalmente) em larga escala pelo seu efeito único de “transferência”. TERMIDOR® com a sua matéria activa Fipronil é indetectável pelas Térmitas e é não repulsivo. Transmitindo-se por contacto físico, actua de uma forma retardada, propagando-se rapidamente dentro da própria colónia. E por isso a infestação desaparece e não volta durante muitos Anos. O TERMIDOR® apenas pode ser usado na alvenaria, devendo ser aplicado por profissionais certificados, segundo as recomendações do fabricante.