Tratamento de Madeiras

Não havendo bela sem senão, também as madeiras têm limitações, sendo as mais preocupantes as alterações físicas e químicas provocadas por ação de agentes biológicos.

Fungos e Insetos podem provocar danos significativos nas propriedades originais das Madeiras, sendo determinante entender a sua ação para uma a sua coreta utilização coadjuvada por Tratamentos Preventivos e reabilitação através de Tratamentos Curativos adequados.

TRATAMENTOS PREVENTIVOS

Em primeiro lugar é necessário compreender a tendência existente na utilização de Madeiras de baixa durabilidade natural dado serem um recurso renovável, certificado, de utilização sustentável e por essa (entre outras) razão utilizado massivamente por toda a Europa. O uso massivo de madeiras Coniferas de baixa durabilidade natural em exteriores e climas húmidos como o nosso (com o recurso às tecnologias mais avançadas que permitem fáceis construções em Lamelados colados, CLT (cross laminated timber), tricapa, … ) torna os tratamentos fungicidas indispensáveis para reforçar as baixas resistências intrínsecas das espécies ao apodrecimento e mesmo aos indesejados fungos cromogéneos.

Por outro lado, a forte presença de Insetos Xilófagos em todo o território nacional e a exiguidade de espécies não susceptíveis à infestação por Térmitas e/ou Carunchos faz com que seja de todo aconselhável a aplicação de tratamentos insecticidas. “Mais vale prevenir do que remediar”. Na verdade é muito mais económico e conveniente proteger as Madeiras através de um tratamento preventivo do que vir mais tarde a resolver um problema existente de apodrecimento ou infestação por Térmitas ou Carunchos. Através dos avançados tratamentos actualmente existentes, seguros, económicos e utilizados massivamente por toda a Europa, não há mais desculpa para não tratar as madeiras, sendo a sua ausência um grave erro de projecto. O tratamento profissional em fábrica / oficina traz vantagem elevadas em termos de custo, eficácia e garantias apresentadas. A introdução do Axil 3000P veio revolucionar o tratamento preventivo das madeiras em Portugal, possibilitando o tratamento seguro, eficaz, económico e garantido até uma classe de risco 3.2.

Por outro lado a sua polivalência permite a aplicação desde o simples rolo até ao complexo autoclave, passando pelos tuneis de aspersão e tanques de imersão. Muitos milhares de m2 dos principais construtores de casas de Madeira foram já tratados com a gama Axil do nosso parceiro Sarpap & Cecil Industries.

Axil 3000P
Axil
Sarpap & Cecil Industries

Axil 3000P – Tratamento Preventivo Insecticida e Fungicida

  • Trata-se de um produto essencialmente destinado ao Tratamento Industrial de Madeiras, conferindo uma garantia mínima de eficácia de 10 Anos para uma classe de exposição 3,1 (ou 3,2 se revestida);
  • Abre novas possibilidades alternativas ao tratamento em Autoclave a preços muito inferiores (pode ser usado em Autoclave até uma classe de risco 3.2);
  • Fornecido num concentrado diluível em Água (apenas 10% para aplicação por imersão) e por isso extremamente económico;
  • Pode ser corado para marcação ou decoração da Madeira;
  • Certificação CTBp+ e Excell Plus;
  • Possível aplicação por diferentes métodos.

PARCEIROS

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Insira o seu email