Tratamento de Madeiras

Não havendo bela sem senão, também as madeiras têm limitações, sendo as mais preocupantes as alterações físicas e químicas provocadas por ação de agentes biológicos.

Fungos e Insetos podem provocar danos significativos nas propriedades originais das Madeiras, sendo determinante entender a sua ação para uma a sua coreta utilização coadjuvada por Tratamentos Preventivos e reabilitação através de Tratamentos Curativos adequados.

TRATAMENTOS PREVENTIVOS

Em primeiro lugar é necessário compreender a tendência existente na utilização de Madeiras de baixa durabilidade natural dado serem um recurso renovável, certificado, de utilização sustentável e por essa (entre outras) razão utilizado massivamente por toda a Europa. O uso massivo de madeiras Coniferas de baixa durabilidade natural em exteriores e climas húmidos como o nosso (com o recurso às tecnologias mais avançadas que permitem fáceis construções em Lamelados colados, CLT (cross laminated timber), tricapa, … ) torna os tratamentos fungicidas indispensáveis para reforçar as baixas resistências intrínsecas das espécies ao apodrecimento e mesmo aos indesejados fungos cromogéneos.

Por outro lado, a forte presença de Insetos Xilófagos em todo o território nacional e a exiguidade de espécies não susceptíveis à infestação por Térmitas e/ou Carunchos faz com que seja de todo aconselhável a aplicação de tratamentos insecticidas. “Mais vale prevenir do que remediar”. Na verdade é muito mais económico e conveniente proteger as Madeiras através de um tratamento preventivo do que vir mais tarde a resolver um problema existente de apodrecimento ou infestação por Térmitas ou Carunchos. Através dos avançados tratamentos actualmente existentes, seguros, económicos e utilizados massivamente por toda a Europa, não há mais desculpa para não tratar as madeiras, sendo a sua ausência um grave erro de projecto. O tratamento profissional em fábrica / oficina traz vantagem elevadas em termos de custo, eficácia e garantias apresentadas. A introdução do Axil 3000P veio revolucionar o tratamento preventivo das madeiras em Portugal, possibilitando o tratamento seguro, eficaz, económico e garantido até uma classe de risco 3.2.

Por outro lado a sua polivalência permite a aplicação desde o simples rolo até ao complexo autoclave, passando pelos tuneis de aspersão e tanques de imersão. Muitos milhares de m2 dos principais construtores de casas de Madeira foram já tratados com a gama Axil do nosso parceiro Sarpap & Cecil Industries.

Axil 3000P – Tratamento Preventivo Insecticida e Fungicida

  • Trata-se de um produto essencialmente destinado ao Tratamento Industrial de Madeiras, conferindo uma garantia mínima de eficácia de 10 Anos para uma classe de exposição 3,1 (ou 3,2 se revestida);
  • Abre novas possibilidades alternativas ao tratamento em Autoclave a preços muito inferiores (pode ser usado em Autoclave até uma classe de risco 3.2);
  • Fornecido num concentrado diluível em Água (apenas 10% para aplicação por imersão) e por isso extremamente económico;
  • Pode ser corado para marcação ou decoração da Madeira;
  • Certificação CTBp+ e uso em Meio Vínicola;
  • Possível aplicação por diferentes métodos.

TRATAMENTOS CURATIVOS

SERVIÇO DE TRATAMENTO PLUGGO – WOOD FOR LIFE®

A Pluggo – Wood for Life® disponibiliza as mais avançadas tecnologias de Tratamento e Reabilitação das Madeiras, desmistificando, informando e promovendo a Madeira como um Material de Construção para uma vida.

FIABILIDADE – Ao contrário da norma existente até ao momento, oferecemos Tratamentos de Madeira Garantidos;
CONVENIÊNCIA – Preocupamo-nos em causar o mínimo de transtorno possível nas soluções adotadas. Intervenções rápidas em que os impactos na vida dos proprietários ou donos de obra são minimizados. Utilizamos apenas produtos de certificados, não inflamáveis e/ou nocivos.
SEGURANÇA – Usamos sempre Produtos com certificação do CTBp+ do FCBA (http://ctbpplus.fr/en/certification.php) e com certificação para aplicação em meios sensíveis. Matérias ativas controladas pelas mais recentes legislações Europeias – regulamento BPR (https://echa.europa.eu/pt/regulations/biocidal-products- regulation).
CUSTO – Produtos de tecnologia avançada aliados a metodologias de aplicação profissionais, levadas a cabo por especialistas, permitem apresentar custos de tratamento baixos para soluções de elevado desempenho. Minimizamos os tempos de mão de obra, permitindo a maximização da utilização do orçamento no investimento nos produtos de tratamento que irão proteger a madeira durante largos Anos.
EFICÁCIA – Apostamos em tratamentos em profundidade que permitem garantir os resultados por um período mínimo de 10 Anos.

XILIX ® GEL – UM NOVO PARADIGMA NOS TRATAMENTOS

PULVERIZAÇÃO E INJEÇÃO DE BIOCIDAS LIQUIDOS

O método mais antigo (1920), simples, directo e generalizado. Permite repetição fácil. Permite tratamentos localizados. Fácil e acessível. Após preparação da Madeira, envolve: -Injectar um produto de preservação em todos os orifícios perfurados na madeira (os pontos de injecção) após colocação de injetores adequados; – A distância entre dois pontos de injecção sucessivos deve ser no máximo de 33 cm; – Sucedendo-se uma dupla pulverização farta de toda a zona tratada. Devido à Profusão de Madeiras que são: – Demasiado estreitas para tratar por injeção (Forros, Soalhos, Pequenos Barrotes, Tabique, …); – Demasiado grossas para tratar apenas por impregnação superficial (penetração de poucos milímetros). os resultados da aplicação deste método no território nacional tem proporcionado a obtenção de resultados insatisfatórios dado que:

  • É ECONOMICAMENTE INVIÁVEL injetar e pulverizar áreas tão extensas de
    madeira;
  • É PERIGOSO pulverizar uma quantidade tão elevada de biocidas com
    solventes;
  • É INCONVENIENTE o cheiro e transtornos provocados pelo processo;
  • É TECNICAMENTE INVIÁVEL tratar toda a madeira em profundidade.

MÉTODO XILIX GEL

Com a tecnologia auto-penetrante XILIX® GEL a injecção pode ser limitada às secções muito espessas, entregas e encastres, sendo possível tratar tudo o resto apenas por pulverização (muito mais rápida e eficiente). Esta fórmula em GEL foi desenvolvida para penetrar a madeira sem a perfurar a uma profundidade de 80 mm, representando 160 milímetros quadrados para uma seção de madeira. Um Novo Método Revolucionário, consistindo na pulverização de um Produto em GEL que penetra em profundidade na Madeira, matando todas as térmitas e larvas de insectos Xilófagos e ficando retido, impedindo a reinfestação por um período mínimo de 10 Anos [que pode ir a muitas dezenas de Anos]. Trata-se de impregnar a Madeira como num Autoclave com um produto que pode ser usado de uma forma garantida em todas as Espécies e que impregna mesmo o Cerne das Madeiras (ao contrário do Autoclave) garantindo que toda a Madeira fica devidamente tratada.

ENTRE EM CONTACTO

Insira o seu email