Pintura de Madeiras

A utilização de Pinturas / Vernizes de Revestimento Exterior para as Madeiras é actualmente o único método eficaz e garantido para a sua completa preservação (Biológica, Estética e Mecânica). Todas as Madeiras expostas aos agentes atmosféricos necessitam de Protecção e de Manutenção.

Seja a Madeira Tropical mais durável, uma Madeira termo-modificada ou com tratamento em auto-clave, todas elas necessitam de ser protegidas e mantidas, caso se pretenda preservar todas as suas propriedades mecânicas e estéticas originais.

A Madeira é um material Natural e por essa razão não uniforme. Existem diferenças muito significativas entre a durabilidade natural e o comportamento de diferenças zonas da madeira e entre as várias espécies existentes (mais de 30.000). A sua diversidade, comportamento e funções em que são utilizadas torna a escolha e aplicação destas Pinturas / Revestimentos uma tarefa para profissionais.

FACTORES DE DEGRADAÇÃO DA MADEIRA

BIOLÓGICOS
Conforme apresentado com detalhe em “Tratamentos” Fungos e Insetos podem dar origem a uma deterioração significativa da madeira levando a uma alteração da sua cor, textura, massa e resistência mecânicas. Sendo decisivo o tratamento prévio da madeira, é também muito importante o seu revestimento / pintura posterior que irá contribuir para fixar os produtos de tratamento ao longo dos Anos e a irá também para a hidrofugação deste material, contribuindo para uma menor humidificação de equilíbrio e consequente para uma menor tendência ao desenvolvimento de patologias de origem biológica.

ESTÉTICOS
Para além dos já referidos fungos não lenhívoros que azulam a Madeira, a foto- oxidação da Lignina (acinzentamento) é outro dos factores de degradação estética deste belo material de construção. Trata-se de uma “Macromolécula Tridimensional cuja função é de conferir Rigidez, Impermeabilidade e Resistência a ataques microbiológicos e mecânicos aos tecidos vegetais” e é a responsável pela Resistência Estrutural da Madeira. É sujeita à Fotodegradação pelos raios Ultra Violeta – madeira escurece e depois clareia (acizentado), terminando na erosão da estrutura celulósica e completa destruição da camada superficial. A principal função da Pintura será o impedimento deste processo através da filtragem dos raios UV e/ou estabilização da Lignina (sistema sun proof). Este processo é também um factor que influencia a durabilidade dos revestimentos aplicados, dado que a erosão da lignina faça que fiquem sem base de fixação à Madeira. De referir a norma Europeia EN927-2: Paints and varnishes – Coating materials and coating systems for exterior wood – Part 2: Performance specification Tratando-se da referência relativa à utilização de Sistemas de Pintura para Madeiras Exteriores, avalia, entre outras, as seguintes características: Blistering (Formação de Bolhas) – EN ISO 4628-2; Cracking (Formação de Fendas) – EN ISO 4628-4; Flaking (Descamação) – EN ISO 4628-5; Adhesion (Adesão) – EN ISO 2409; Water Absorption value (Absorção de Água) – EN 927-5. Tendo todas estas características um impacto na durabilidade das Pinturas e consequente performance estética das madeiras Pintadas / Envernizadas. Conforme apresentado com detalhe em “Tratamentos” Fungos e Insetos podem dar origem a uma deterioração significativa da madeira levando a uma alteração da sua cor, textura, massa e resistência mecânicas.

MECÂNICOS
Um terceiro factor de degradação será o desgaste mecânico causado pela variação dimensional dos elementos (abrindo fissuras e fendas na madeira) devido à acção dos agentes atmosféricos (oscilações térmicas e de humidade ambiente). Existem algumas Madeiras Tropicais como o Ipê ou Madeiras Tratadas em Autoclave que possuem uma elevadíssima Resistência Biológica ao apodrecimento ou infestação por insectos e que por essa razão muitas vezes são dispensadas da aplicação de Pinturas / Vernizes de proteção. No entanto, para além de sujeitas a um acinzentamento precoce (fator essencialmente estético), são sujeitas a uma maior variação dimensional devido à ausência de um revestimento de protecção e por essa razão a uma degradação mecânica mais acelerada que provocará a prazo uma necessidade de substituição dos elementos.

FACTORES QUE INFLUENCIAM A DURABILIDADE DAS PINTURAS:

  • Seleção da Madeira
  • Mecanizado da Madeira
  • Arquitectura e Detalhes de Construção
  • Zona Climática
  • Seleção do Produto / Sistema de Pintura
  • Aplicação dos Produtos
  • Operações de Manutenção

SELEÇÃO DO SISTEMA DE PINTURA

Entre os vários Fatores, a Seleção do Produto / Sistema de Pintura adequado ganha especial importância. Sendo decisiva a escolha entre:

  • Sistemas Base Solvente vs Aquosos
  • Sistemas Filmogénicos vs Não Filmogénicos
  • Sistemas Translúcidos vs Opacos Modernos

Sistemas Aquosos apresentam uma maior durabilidade no exterior, dado que se mantêm durante muito tempo com um elevado grau de elasticidade, permeabilidade ao vapor de água e resistência aos raios UV’s. A permeabilidade e elasticidade vai diminuindo com a espessura aplicada, sendo fundamental adaptá-la às características da madeira (estabilidade), dimensões do perfil, corte realizado e tipo de exposição. Em Sistemas Aquosos (mais permeáveis) é fundamental a escolha de um Primário Adequado ao tipo de Madeira, tendo em conta os Extractáveis e a Densidade e Permeabilidade da Madeira.

A sua função é a de melhorar a aderência, molhar os poros, fixar a lignina, neutralizar extractáveis (bloquear, dissolver, …) de forma a preparar a superfície para um subsequente acabado perfeito e duradouro.

APLICAÇÃO DOS PRODUTOS

Após a correcta escolha dos produtos para cada situação é fundamental garantir a sua correcta aplicação garantindo:

  • Correcta preparação da superfície (limpeza, mecanização, desoxidação, preenchimento de fissuras, …);
  • Aplicação das Micragens / quantidades recomendadas;
  • Aplicação de um Filme homogéneo;
  • Respeito dos tempos de secagem.

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO ≠ RESTAURO

Os Ciclos de Manutenção indicam o tempo em que o sistema continua a preservar todas as Características da Madeira, mas é necessário renovar a Ultima Proteção com o fim de o preservar ad eternum. O Incumprimento destes Ciclos aumenta de forma Exponencial os custos de Manutenção. Os Produtos de Ultima Geração têm Ciclos de Manutenção longos e fáceis, passando pela simples lavagem e aplicação de uma demão translucida nas faces mais expostas. Não necessitam de lixagem nem de cor e podem ser realizadas por um Profissional ou Particular (devidamente instruído). Tornam-se extremamente Económicas, se correctamente realizadas.

SERVIÇO PREMIUM AO DISPOR DOS CLIENTES

A manutenção contínua da madeira, com vista à preservação das características originais ao longo dos anos, exige mão-de- obra qualificada e uma seleção rigorosa dos produtos empregues. Este conhecimento está ao alcance de muito poucos profissionais em Portugal e no Mundo. Para além da necessidade de possuir uma confiança ilimitada nos produtos selecionados e métodos de aplicação, é absolutamente necessária a experiência de muitos anos que permite antecipar e resolver problemas (que caso não sejam de imediatos debelados irão provocar no futuro elevadíssimos custos de reparação e manutenção).

Para além desta prescrição de produtos e métodos de aplicação, o trabalho destes profissionais passa pela realização de vistorias periódicas com vista a detectar potenciais comportamentos não desejados (muito usuais em materiais que por serem naturais é impossível de prever a 100% o seu comportamento no exterior). A deteção precoce de anomalias e manutenção preventiva imediata é a única forma eficaz e económica de assegurar vida eterna para as Madeiras com a manutenção de todas as suas propriedades originais.

SERVIÇO PRÉ-VENDA

DIAGNÓSTICO / AVALIAÇÃO DA OBRA

Análise da obra, madeiras usadas, durabilidade natural, detalhes da construção,
zona climática e tipos de exposição. Com base na avaliação anterior será emitido um plano de prescrição que detalhará:

  • Operações de preparação da madeira (por vezes com recurso ao Limp’air);
  • Produtos de tratamento biológico (preventivo e eventualmente curativo);
  • Primários / impregnantes específicos tendo em conta o tipo de madeira;
  • Produtos de acabamento / pintura final;
  • Processos de aplicação e gramagens adequadas de cada produto.

Todo este processo tem como objectivo maximizar a durabilidade e minimizar os custos de utilização / manutenção da madeira ao longo dos Anos.

APLICAÇÃO DE SOLUÇÕES

Recorrendo à nossa frota WOODIL – Wood Care Mobil – Veículo Totalmente Equipado e Pronto a Intervir ln situ ou fábrica, contamos com:

  • Os melhores profissionais e os melhores equipamentos;
  • Pronto a assistir, formar, demonstrar ou intervir;
  • Sempre disponível para Clientes e Amigos.

Somos especialistas, procurando acima de tudo que as melhores soluções sejam correctamente implantadas, aplicando os produtos e/ou acompanhando de perto as aplicações das soluções prescritas aos nossos clientes.

SERVIÇO PÓS-VENDA

MANUTENÇÃO

É importante perceber que Manutenção ≠ Restauro. Os Planos de Manutenção indicam as operações de vistoria e as intervenções programadas que visam que o sistema continue a preservar todas as características da Madeira. O incumprimento e falta de optimização destes ciclos aumenta de forma exponencial os custos de manutenção. O nosso trabalho passa pela avaliação da obra, prescrição dos produtos e pela elaboração de planos de manutenção.

A sua execução fica sempre ao critério do cliente. Disponibilizamos também um programa de manutenção & prevenção de superficies em madeira Wood for Life, tornando possível através de uma pequena anualidade passar para terceiros as preocupações decorrentes da manutenção contínua da madeira com vista à preservação das características originais ao longo dos anos. A filosofia “chave na mão” permite a um privado disfrutar da beleza e conforto do seu deck, pérgola ou mobiliário e a um gestor concentrar-se no seu negócio. . Para quê comprar produtos caros e mal escolhidos se a nossa escolha é muitos mais económica e duradoura?.

Para quê aplicar lasures a cada 6 meses sem qualquer aconselhamento profissional se o pode fazer mais barato segundo o nosso aconselhamento, supervisão e vistoria? A inovação deste serviço vai a o ponto de não retirar aos privados a possibilidade de efectuar Bricolage ou “do-it- yourself ” e às empresas a utilização de equipas de manutenção próprias. A única e grande diferença é que seremos nós a prescrever os produtos, forma e altura de os aplicar.

PORTFOLIO DE OBRAS

A Pluggo – Wood for Life® tem estado associada a algumas das mais importantes obras realizadas em madeira no País.

são algumas das obras mais emblemáticas. Veja no nosso PORTFOLIO mais dos muitos milhares de metros quadrados de construção em várias espécies de madeira que protegemos durante os últimos Anos.

ENTRE EM CONTACTO

Insira o seu email